sábado, 30 de junho de 2012

Profissionais de saúde



            Com a globalização e o desenvolvimento das tecnologias, o mundo tem sofrido várias alterações a nível comportamental e social. Hoje em dia através de um clique conseguimos interagir com pessoas de outras cidades, países e até continentes. Porém há pilares milenares, uns mais importantes que outros,  que são a base de qualquer sociedade. Esses pilares definem os sujeitos que constituem uma sociedade,  ensinam a viver em contexto colectivo seguindo regras e princípios. A religião, família, cultura e educação são os verdadeiros fundadores do homem. A economia, política e justiça também influenciam na sua caracterização.

            Na minha opinião, cada sociedade tem a sua própria cultura, seus próprios conhecimentos, crenças, valores, arte, costumes e qualquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade que passam de geração a geração. Nascemos condicionados pois não escolhemos o meio em que nos inserimos e são estes factores que ajudam a definir e a formar o indivíduo.  Porém hoje em dia, somos produto de uma mistura de culturas. Factores históricos como conquistas militares, colonização, emigração, actividades missionárias e até turismo influenciaram para essa miscelânea  e não podemos negar de forma alguma que os diversos meios de comunicação social (televisão, internet, cinema, jornais) também ajudaram para a aculturação.
     Cabe-nos a nós, profissionais de saúde e não só, administrar todas essas diferenças e  saber respeitar o próximo, e não interferir nos valores culturais tradicionais em nome da defesa da vida.

Sem comentários: