sábado, 16 de julho de 2011

Boxe

Desporto que mais gosto.. e já prometi a mim mesma que em 2012 que vou entrar no boxe feminino! :D

Isto já é coisa de familia... meu avô era pugilista, ia até lutar com Muahmed Ali, e lembro-me de assistir combates do Mike Tyson na TV com o meu pai. Já decidi e está decidido!

Benefícios do boxe para a mulher
 ( texto não é da minha autoria)
O boxe é um esporte de luta, dinâmico e que exige agilidade, técnica e resistência física de seus praticantes. Esse sempre foi um esporte que fazia parte do universo masculino, mas agora cada vez mais as mulheres buscam o boxe como uma forma de manter a forma e combater o estresse da vida cotidiana.
Para quem está começando são grandes as chances de desistir: o boxe exige muito dos braços, músculos que a maioria das mulheres não desenvolvem muito naturalmente ao longo da vida. Mas vale a pena insistir: assim como qualquer outro exercício físico, logo o corpo adquire a resistência necessária e você pega o jeito! Por ser um exercício aeróbico, o consumo de calorias é bem alto. Para as mulheres que desejam praticar o boxe para melhorar a forma física, a prática deve vir junto com uma dieta equilibrada e, caso você ou seu professor sintam necessidade, exercícios de musculação complementares, para ajudar, principalmente, no processo de adquirir resistência física. Nenhum exercício físico funciona sozinho para a redução de peso, sempre é preciso uma reeducação alimentar e acompanhamento médico, até mesmo para evitar que você passe mal durante a prática física.
Para as mulheres que têm medo do combate, medo de se machucar ou ganhar marcas no rosto, não é preciso se preocupar: é possível treinar o boxe tanto no ringue com outra pessoa quanto apenas fazendo os exercícios, sem confronto. Caso decidam partir para o confronto com outra companheira de academia, sempre é possível usar capacetes protetores e treinar bastante os movimentos de defesa, principalmente aqueles que vão proteger a cabeça. As aulas duram, em média, uma hora e existe uma queima de calorias entre 600 e 800 nesse período. Entre os benefícios que o boxe pode trazer para o corpo da mulher podemos citar a melhora na postura, uma musculatura mais firme e resistente no abdômen a na coluna lombar e desenvolvimento da musculatura dos ombros, das pernas e das costas. Mas a mulher não precisa se preocupar: ao contrário de alguns tipos de treinamentos, o boxe não desenvolve os músculos excessivamente. Eles são trabalhados, ficam fortes e saudáveis sem inchar demais, deixando o corpo mais definido e bonito. O sistema cardiorrespiratório também é beneficiado com a prática do esporte, assim como a coordenação motora, o reflexo e a concentração. A saúde mental apresenta uma melhora considerável pois o boxe ajuda a aliviar a tensão e o estresse. O praticante do esporte ganha mais resistência e tem um pique maior para encarar as tarefas do dia a dia, com mais energia. Isso sem falar que muitas mulheres que praticam boxe se sentem mais confiantes e seguras! Bom para o físico e para a mente, o boxe também pode ajudar, servindo como um exercício de autodefesa para as mulheres que andam sozinhas – uma coisa muito importante para garantir a segurança e condições de escapar de uma situação de perigo.
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O público feminino nas academias de boxe não para de aumentar: hoje em dia as alunas chegam a ser 80% do matriculados em algumas academias. Ainda é preciso lidar com o preconceito de muita gente quando se fala em mulheres que praticam boxe, mas tudo indica que vale a pena! É possível praticar boxe sem deixar de ser uma mulher feminina.

1 comentário:

ombemua disse...

Eu nao era capaz de combater..mas do treino ate era capaz de gostar!
Muahmed Ali, nao sabia?!
OMG :o)

Baci*