sábado, 26 de janeiro de 2013

O meu espaço

Não vou mentir, custou-me  quando saí da minha casa para morar em Silves com a minha madrinha. Assim que a semana acabava eu ansiava logo em ir para a minha cidade, estar com os meus amigos e com a minha família. Depois saí da casa da minha madrinha e fui morar numa quinta, onde divido casa com 2 colegas. E o que tenho me apercebido ao longo do tempo é que não me sinto bem quando regresso à casa dos meus pais. Sinto-me uma intrusa, que aquele espaço já não é o meu. Nem consigo dormir bem quando fico no meu quarto.
Aos poucos fui conquistando a minha independência e quando falo de independência .. é a nível pessoal, de ser desenrascada, de lidar com os meus problemas sozinha porque independência económica é miragem! Sendo que são os meus pais que me pagam os estudos. Mas tirando isso, sempre fui uma rapariga muito madura, autónoma  para a minha idade e por isso a minha adaptação a esta fase da minha vida não foi muito atribulada. Gosto de viver com as minhas  colegas, de arrumar o meu quarto quando me dá na real gana, de juntar a malta e fazer uma valente jantarada, de ficar sozinha, de não ter de ser mandada a fazer isto ou aquilo porque é meu dever...Também gosto de fazer as minhas lidas da casa, lavar, limpar, arrumar as coisas como eu gosto ... É diferente! Tenho a minha privacidade, o meu cantinho e o meu mundo. Sei que daqui a dois anos, se tudo correr nos conformes, vou terminar o meu curso e possivelmente voltar por tempo indeterminado para a casa dos papás, porque arranjar trabalho não vai ser fácil, e isso na verdade assusta-me bastante.
Não que eu queira abandonar o meu núcleo familiar, longe disso! Apenas comecei a ter uma visão mais aprofundada dos meus projectos de vida e viver até aos 30 anos na casa dos meus pais não faz parte deles.
Esta minha reflexão introspectiva, começou ontem quando vi a ficha de inscrição para Erasmus. Estou mesmo tentada a fazer o meu curso noutro país da Europa como Espanha, Suíça, Itália... por aí fora, não só para enriquecer o meu curriculum, mas para ganhar novas experiências de vida! Já fui procurar um part-time esta semana, para começar a folgar mais os meus pais das despesas e conseguir fazer cursos de línguas, aperfeiçoar o meu inglês, e quem sabe aprender italiano que tanto gosto.
Agora é só rezar para que seja chamada... porque estudar e trabalhar ao mesmo tempo, não é uma coisa que me seja estranha!  Só preciso de uma pitadinha de sorte.


Sem comentários: